terça-feira, 23 de julho de 2013

Breve história de um grande projeto!

No âmbito do lema, Albufeira para todos, não podíamos deixar, em complemento às visitas já realizadas no concelho, de visitar a NUCLEGARVE e saber em que estágio se encontra o projeto acarinhado por todos e cuja primeira pedra foi lançada há três ou quatros anos.
Para quem não conhece, a NUCLEGARVE tem um projeto aprovado para construção da aldeia solidária, que concretizado seria uma Obra que iria valorizar de forma significativa a oferta social, a nível da região do Algarve, potenciando a imagem do Concelho além das fronteiras de uma Capital de Turismo.

Breve história de um grande projecto:
Numa primeira fase estava prevista a construção de um módulo destinado a lar para idosos com 55 lugares, centro de dia, equipamentos e serviços necessários ao funcionamento futuro da Aldeia, nomeadamente a área administrativa, comercial, cozinhas e lavandaria, entre outros serviços.
Numa segunda fase estava prevista a construção de creche, jardim de infância, fórum ocupacional dotado de oficinas, espaços para intercâmbio social, residências assistidas.

Assim, da reunião realizada com a Direção da NUCLEGARVE constatamos que:
  1. Não obstante o lançar da primeira pedra, verificou-se a falta de cumprimento do financiamento comprometido e assim, não só foi posto em causa o arranque do projecto, como também, um milhão de euros de financiamento do POPH e todo o trabalho e empenho dos que a esta causa se dedicaram. Esta situação deve-se à falta, por parte da Câmara, da verba prometida no valor de 500 mil euros anuais, sendo que nos últimos quatro anos o executivo camarário não transferiu qualquer verba.
  2. Além da falta de cumprimento financeiro, assistiram ao desapego político, tendo o actual Candidato à Câmara, na qualidade de Presidente da Assembleia Municipal e em reunião da mesma, retirado da ordem de trabalhos a discussão do projecto, impedindo o debate ou qualquer deliberação sobre o mesmo, sem qualquer justificação. Atitudes distantes da nota positiva atribuída pelo sr. Desidério Silva, como poderão constatar neste vídeo da campanha de lançamento deste projeto, pensado localmente e com impacto global (ver video).
  3.  A associação vive dias muito difíceis, tendo mantido apenas uma das duas funcionárias que trabalhavam para a mesma, e apenas em part-time.


Em reação às necessidades e na expectativa de desenvolvimento desta obra, a NUCLEGARVE persiste e abraçando uma réstia de esperança, leva a cabo alguns eventos, nas quais vão angariando fundos para concretizar pelo menos a parte inicial do projeto.
Sensibilizados pela persistência da Direção da NUCLEGARVE, atraídos pela suma importância de um tal projeto, quer a nível da prestação de serviços à população, quer a nível do emprego de carácter permanente que iria criar, não podemos nos deixar de interrogar quanto às despesas supérfluas que ao longo destes anos a Câmara Municipal de Albufeira, não deixou de efectuar, em detrimento do cumprimento de um compromisso assumido e de alto valor social.
Cabe-nos denunciar esta situação e contribuir para a sensibilização da ação humanitária deste objetivo da Nuclegarve, apelando ao apoio de todos.



Sem comentários:

Enviar um comentário