sábado, 13 de julho de 2013

Ao encontro da solidariedade social em Albufeira

"Eu sei que o meu trabalho é uma gota no oceano, mas sem ele o oceano seria menor."
Madre Teresa de Calcutá


Em reconhecimento do exemplar trabalho realizado no âmbito da solidariedade social, a CDU de Albufeira deslocou-se à sede da Associação Humanitária Solidariedade de Albufeira (A.H.S.A), da Associação de Apoio à Pessoa Excepcional do Algarve e dos Bombeiros Voluntários de Albufeira, a fim de se inteirar, face ao cenário de crise, das dificuldades sentidas na execução dos seus projetos e ações de vital importância para o concelho.

Realçando o espírito de grande simpatia e hospitalidade com que fomos recebidos, apresentamos uma pequena análise do que apurámos nas nossas visitas:

AHSA - Associação Humanitária Solidariedade Albufeira

Com capacidade para 50 utentes, o Centro de dia da AHSA tem uma frequência diária de 41 utentes, apoiados por 21 pessoas vinculadas à instituição. As valências existentes expressam bem os mimos e cuidados com que devem ser tratados os nossos idosos, desde o tratamento de roupas, ao banho e corte de cabelo, nada parece faltar aos utentes. Contudo, a realidade da ASHA está fragilizada pela falta de apoios do Estado, apontando-se sobretudo a comparticipação da Segurança Social a um máximo de 15 utentes. 
De salientar ainda, a existência de um BANCO ALIMENTAR e um BANCO DE ROUPAS que servem os mais necessitados.
Se quiser colaborar com AHSA pode tornar-se num associado, voluntário ou benemérito.
Mais informações em: http://www.ahsa.com.pt/

Agradecimentos a Carlos Santos e a Lurdes Meirinho.


APEXA - Associação de Apoio à Pessoa Excepcional do Algarve

Esta é uma associação cujas motivações são do conhecimento próximo da Candidata da CDU, por quanto a mesma acompanhou de perto a criação da Instituição e da qual é sócia da mesma desde a fundação.

Realizando um notório trabalho no acompanhamento e estímulo ao desenvolvimento físico e intelectual das crianças e jovens que acompanham, a APEXA vive dias difíceis. 
Empenharam-se em diferentes valência e projetos, contando com o financiamento previsto da Câmara Municipal, apoio esse que tem falhado.  Para fazer face a estas dificuldades, têm estado a equipar contentores, na parte de trás do edifício da antiga escola, concentrando as valências, otimizando os recursos humanos e financeiros.
Os recursos materiais e humanos ganham outra dimensão quando se visa potenciar a criatividade, a imaginação, o autoconhecimento  e a autoestima e promover, simultaneamente, as  competências necessárias para uma vida ativa, autónoma e integrada na sociedade da pessoa com deficiência.
Na verdade, esta associação tem funcionado muito por empenho do seu presidente e do pessoal que nela trabalha. Das instalações degradadas, desatualizadas quer em dimensão e equipamento face ao número de famílias que apoia, à séria dificuldade em cumprir com o pagamento dos salários dos técnicos ao seu serviço. 
Se quiser colaborar com APEXA pode tornar-se num associado, voluntário ou benemérito.
Mais informações em: http://www.apexa.org/

Agradecimentos a Nuno Manuel Marques Neto


BVA - Bombeiros Voluntários de Albufeira

Esta é uma instituição que naturalmente mais pessoas serve e cuja missão é do conhecimento de todos.
No que respeita à resposta diária às necessidades da população, os BVA estão bem equipados, contudo os recursos humanos, a tempo integral, são escassos, o que obriga a uma enorme ginástica na gestão de pessoal, a fim de poupar os voluntários.
É também ao nível das instalações vocacionadas aos bombeiros que se apontam maior deficiência e degradação. Entre a manutenção das viaturas e as despesas com o combustível, todos compreendem que estes espaços não sejam prioritários, mas a prontidão e coragem destes homens e mulheres, profissionais ou voluntários, merecem esse reconhecimento, assim como, locais de descanso condignos.

Se quiser colaborar com os BVA pode tornar-se num associado, voluntário ou benemérito.
Contatos: bvalbufeira@bvalbufeira.pt ou 289586333 

Agradecimentos ao Chefe Teles


Sem comentários:

Enviar um comentário